Vocações

Data: 26 de setembro de 2019

No dia 25 de setembro, os alunos do 9º ano do EFII e os alunos da 1ª, 2ª e 3ª Série do Ensino Médio do CSC puderam refletir mais a respeito do propósito de vida ou vocação de cada um com a Irmã Patrícia. Baseado nas experiências vivenciadas por ela, nosso encontro foi bem descontraído. Posso dizer que para mim a oportunidade de participar deste encontro foi valiosa.

A ideia de VOCAÇÃO traduz um chamado. Independente se ele é religioso ou profissional. É buscando atender a este chamado que damos sentido à vida. Quando a vida adquire um sentido (que é dado por nós mesmos) a felicidade pode ser encontrada mais facilmente. A realização de uma vocação não é algo pronto e sim algo construído por um processo de dedicação que cabe a cada um de nós.

Minha percepção é que há um chamado que todo homem, mulher, criança, jovem e idoso partilham: humanizar-se. Este sim é o propósito principal da nossa vida, tornar-se realmente humano. Humanizar-se é o que o Divino Mestre Jesus quis dizer ao falar “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Quando reconhecemos que há razões (pois não existem acasos) pelas quais eu e você nascemos humanos e que somos constituídos por “poeira de estrelas” ganhamos força para vencer as adversidades do dia-a-dia.

Durante o encontro e refletindo sobre o assunto, pude ver que independente das vocações particulares de cada um, a que todos podemos exercer é a de cultivar a Paz e o Bem em nossas vidas e consequentemente na sociedade. Para isto só é necessário boa vontade e entrega.

Roberto Bayestorff Heberle,

Aluno da 2ª Série do EM.

———————————-

Com o encontro percebi que nada acontece por acaso, tudo tem um porquê e um para quê, pois não fomos gerados para vir ao mundo sem um propósito; cada um tem um caminho e uma vocação a ser seguida.

Tudo que fazemos e iremos fazer tem que vir de dentro, algo que nos complete e nos faça realizados todos os dias.

Precisamos lembrar sempre que somos únicos, que cada um tem uma missão a ser cumprida e que devemos dar significado para as coisas que estão ao nosso alcance.

Maria Gabriela Auras,

Aluna da 3ª Série do EM.