Tudo junto vira pão!

29 de agosto de 2019

Atividades que envolvam culinária são excelentes para trabalhar temas relacionados à química.Comer pão quentinho… é melhor ainda! E você? Já pensou como os ingredientes se misturam e se transformam no pão que você come?

Com o objetivo de observar tais misturas e perceber como acontecem algumas transformações durante o preparo e o cozimento de alimentos, a turma do 4º ano preparou uma receita de pão. Tal atividade permitiu aos alunos explorarem a textura, o odor e a viscosidade de diferentes materiais.

A fermentação, por exemplo, foi observada quando o fermento foi misturado com a água e o açúcar, evidenciada pela produção de bolhas de gás (gás carbônico). Enquanto o pão foi assando, os alunos foram discutindo sobre as mudanças que esta mistura estava sofrendo.  Em seguida, todos saborearam os pães que haviam amassado.

E por falar em pão, vamos voltar no tempo: os primeiros pães eram feitos de farinha misturada ao fruto de uma árvore chamada Carvalho. Bem diferentes dos atuais, eram achatados, duros e secos. Também não podiam ser comidos logo depois de prontos porque eram muito amargos. Era preciso lavá-los várias vezes em água fervente, antes de se fazer broas que eram expostas ao sol para secar.

Alguns historiadores acreditam ser possível que o fermento, assim como o pão, tenha origem pré-histórica. Isso mesmo! A desconfiança vem do fato que as leveduras, fungos responsáveis pela fermentação, estão em todos os lugares, incluindo a superfície de grãos de cereais. Bastaria, assim, alguém esquecer de colocar a massa de pão úmida para secar, alguns dias, para ela fermentar naturalmente.

Débora Furlan,

Licenciada em Pedagogia e Pós-Graduada em Orientação e supervisão Escolar.