Trajeto I – Territórios

11 de julho de 2022

A professora Roberta está trabalhando com o 2° livro do Trajeto I. A proposta principal do Trajeto I do 2° livro pedagógico é compreender melhor o que é território, trabalhar esses temas com base na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), por meio do trabalho colaborativo e em grupos, partindo da sala de aula até a comunidade.

Vamos desenvolver uma experiência de aprendizagem com vivências que contextualizem as demandas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), com foco em territórios inclusivos e na relação com o outro e com o espaço em que atua o ser humano. Vamos rstimular os alunos a adotar, no dia a dia, atitudes de solidariedade e cooperação e a repudiar injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.

A primeira aula teve como principal objetivo explicar aos alunos o tema da unidade e oferecer uma visão preliminar e panorâmica dos tópicos que serão abordados. Para isso, os alunos trabalharam em pequenos grupos dentro de sala e com os temas propostos criaram uma nuvem de palavras e em seguida explicaram para a sala o seu entendimento do tema e a escolha das palavras.

Roberta de Souza

Pedagoga e Psicopedagoga com ênfase na Neurociência