Tarefa Familiar

20 de março de 2020

Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais levaram para casa a leitura do conto fantástico “Uma Casa”.
O intuito foi convidar suas famílias para lerem e refletirem sobre o conto em estudo e transcreverem o que sentiram bem como a dedução do destino do personagem principal.
Há diversas maneiras e modos de interpretar, uma delas é relacioná-la à vida do personagem, representando seu corpo ou uma parte dele que não é mais necessária depois que ele deixa de viver.
Também puderam fazer uma análise sobre o que ocorre depois da morte, compartilhando diferentes visões desse fenômeno.
Para finalizar criaram desenhos com materiais diversos, retratando como seria a paisagem em frente ao bangalô, depois que cada leitor do círculo partisse. Debateram e colocaram em exposição as imagens elaboradas.
A presença do elemento fantástico é uma maneira de ativar a curiosidade e a criatividade. Além disso, os textos geralmente trazem temas da esfera social e política, possibilitando reflexões e discussões sobre aspectos da realidade atual.
O livro Histórias Fantásticas, em que foi publicado o conto “Uma casa”, é uma coletânea de contos fantásticos de diversos autores nacionais e estrangeiros e uma ótima opção de leitura em família, pois desperta a curiosidade e descreve as características humanas de seus personagens.
Em depoimento após a atividade realizada em casa com a família, alunos relataram que a maior dificuldade foi reunir e convencer os pais, em sua grande maioria, de disponibilizarem tempo a eles.

Professora: Neíze Machado Tomaz Pickler
Licenciada em Língua Portuguesa/Literatura e Pedagogia.
Pós-graduada em Metodologia Interdisciplinar de Ensino.