Colégio Santa Clara

Redes

Será que é invasão de privacidade?

23 de fevereiro de 2022

Um dos componentes curriculares do Novo Ensino Médio é Tecnologias Digitais no mundo do Trabalho. Para iniciarmos nossos trabalhos, realizamos um júri simulado com a 1º série do Ensino Médio em sua sala de aula, dia 18/02/2022, para discutir a seguinte questão: “O monitoramento das atividades dos adolescentes na internet pelos pais ou responsáveis é invasão de privacidade?”

A estratégia utilizada para promover as reflexões, o júri simulado, tem como característica a apresentação aos alunos a partir de uma situação-problema, com seus prós e contras. Tal atividade procura desenvolver a oralidade, a argumentação e o diálogo como forma de resolução de problemas.

Neste caso, o júri tinha como demanda debater se o monitoramento dos responsáveis é ou não invasão de privacidade. Para isso, a turma foi dividida em duas partes. Cada grupo deveria munir-se de informações, obtidas de vivências pessoais ou de uma rápida pesquisa na internet sobre alguns casos, com o objetivo de argumentar e defender seu ponto de vista.

Antes de realizar a pesquisa, a turma, quase unanimemente, votou que o monitoramento dos pais era, sim, invasão de privacidade. E eram extremamente contrários a esse tipo de vigilância.  Na sequência, foi explicado que os responsáveis, até os adolescentes completarem 18 anos, têm o dever legal de protegê-los, podendo ser indiciados judicialmente caso não o façam.

Ao final da dinâmica, os grupos chegaram a um consenso baseado na legalidade, na responsabilidade e na ideia de construção de uma relação de confiança entre responsáveis e adolescentes. Concordando que, em alguns momentos o monitoramento é necessário. Mas o que realmente faz a diferença é conscientização, desde cedo, de como os adolescentes devem se portar na internet. Sempre lembrando que quem você é na internet é uma continuação de quem você é fora dela. Então a responsabilidade e respeito devem ser aplicados tanto online quanto offline.

E você, caro leitor, qual a sua opinião sobre esse tema? Deixe o seu comentário em nossa página do facebook.

Sheila da Cruz

Licenciada em Letras Português-Inglês

Veja Também

Endereço

Rua Boanerges Pereira de Medeiros, 1167, Urubici, Santa Catarina, Brasil
CEP: 88650-000 ‎
Tel.: (49) 3278-4126
WhatsApp: (49) 984015489
Fax: (49) 3278-4095

Como Chegar

Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos