Colégio Santa Clara

Redes

Semana da Pátria

06 de setembro de 2019

Nesta semana comemoramos a Semana da Pátria. Neste sábado, dia 7 de setembro, comemoramos a Independência de nosso País.

Eu poderia escrever um longo texto sobre a nossa história, mas eu resolvi que hoje não. Eu parei para pensar que sempre na Semana da Pátria nós apreciamos o que temos e falamos bem de nosso País, mas, no restante do ano, nosso País fica de lado; temos mais o que fazer, temos coisas demais para reclamar, tem aquilo que nem apreciamos…

Olhem o quanto o Brasil é grande. O quanto ele é belo… olhem a diversidade cultural. Vivemos em um País colorido. Ele é mais bonito por ser assim. Estamos sempre reclamando da Educação, da Saúde do Presidente, dos impostos… coisas que sim, têm que melhorar. Passamos tanto tempo falando do quanto os outros países são melhores, mas… vocês já prestaram atenção no lugar onde vivem? Já analisaram o quanto têm sorte? O Brasil é um dos únicos países do mundo que não sofre desastres naturais como terremotos, furacões, tsunamis. É um dos únicos países que realmente nunca liderou guerras… mas que teve que se reconstruir e que perdeu muitos homens em batalhas. É um dos únicos países capaz de ser autossuficiente na produção agrícola. O Brasil possui a maior reserva natural do mundo, a Amazônia. Possui o maior rio do mundo, o Amazonas. Possui diversos climas e relevos, além de ser rico em minérios.

Vocês já prestaram atenção? Já repararam nas montanhas que nos cercam? Na grande diversidade de árvores? Já sentiram a umidade do ar? O sol que esquenta nosso corpo no inverno? A chuva que limpa e suja ao mesmo tempo a paisagem… já repararam?

Penso que passamos tanto tempo reclamando do que deve melhorar no nosso País, que esquecemos de prestar atenção no quanto Ele já é fantástico.

Eu desafio vocês a prestarem atenção no lar que têm e valorizar o que já possuem. Não estou falando para esquecerem o que deve ser melhorado, mas que apenas não desvalorizem o nosso País pelos aspectos sociais. Prestem atenção no Brasil como um corpo todo e aprendam a cuidar dele como se fosse o próprio corpo de vocês.  Não o façamos apenas na Semana da Pátria. Façamos isso sempre. Todos os dias!

E você, que sentimento tem nutrido por sua pátria?

 

 

Valentina Jung,

Aluna do 9º ano do EFII do CSC.

Veja Também

Endereço

Rua Boanerges Pereira de Medeiros, 1167, Urubici, Santa Catarina, Brasil
CEP: 88650-000 ‎
Tel.: (49) 3278-4126
WhatsApp: (49) 984015489
Fax: (49) 3278-4095

Como Chegar

Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos