Qual o Significado da Páscoa

18 de abril de 2022

Por ocasião da Páscoa que é puro sacrifício e amor, os alunos do Pré III, motivados pela professora Silvia, realizaram muitas atividades lúdicas.

O objetivo foi levar as crianças a perceberem que Páscoa é a preparação para a ressurreição, que a verdadeira história da Páscoa está relacionada a perseguição de Jesus pelos “Homens maus”, pois eles não acreditavam que ele era o Filho de Deus.

Os alunos do Pré III assistiram ao filme: A Verdadeira História da Páscoa, para que pudessem entender como tudo começou.  A visita a capela da escola também foi um momento rico, onde puderam perceber que estavam naquele local com um olhar muito diferente.

Realizaram ainda caçadas ao coelho quando, mesmo sem pistas concretas, deram asas à imaginação! O momento com pistas de algodão espalhados pelo pátio da escola, seguiu com uma produtiva conversa para que pudessem entender que Páscoa não é apenas chocolate, é sacrifício e amor.

Construindo a Árvore de Páscoa, perceberam que essa tradição nos faz refletir sobre as nossas atitudes. Quando começaram a enfeitar a Árvore de Páscoa ela era apenas galhos secos, parecia triste, precisava de cor e vida. Relacionando então a nossa vida, perceberam que devemos enfeitá-la com boas atitudes, respeito ao próximo, obediência aos pais, visitar os avós e tantas outras ações que nos fazem melhores; concluíram que tais atitudes deixam a nossa árvore da vida ainda mais linda.

Tiveram ainda um caminho do coelho com pistas de cenouras, onde os pássaros do pátio também se deliciaram com as cenourinhas picadas. Havia plaquinhas que em cada estação tinha um ensinamento e, ao final do caminho, encontraram uma cesta com o senhor e senhora Coelha indicando que a Páscoa estava próxima.

Enfim, a sala de aula e o pátio da escola viraram laboratório de aprendizagem nesta preparação para o bem. Nós adultos muitas vezes esquecemos o verdadeiro sentido da Páscoa: tempo de renovação.

Que nos dias que seguem a Páscoa, possamos sentir a energia de Jesus em nossos corações!

Silvia Rodrigues Vieira

Licenciada em Letras e Pedagogia com Pós-graduação em Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.