Planilhas Eletrônicas do Excel

24 de fevereiro de 2022

As planilhas eletrônicas, a exemplo do Microsoft Excel, são ferramentas que permitem a realização e replicação de cálculos avançados para geração de informações importantes no processo de tomada de decisões, tanto na vida pessoal, quanto na profissional.

Nas aulas de matemática dos dias 23.02 e 25.02, os estudantes da 2ª série EM, com orientação do professor Darlan, realizaram uma atividade prática utilizando planilhas eletrônicas nos computadores da Biblioteca.

Na experiência os alunos em duplas e trios ampliaram seus conhecimentos sobre o assunto aplicando conceitos de razão, proporção e porcentagem, estudados em sala de aula que serão utilizados em procedimentos estatísticos, para organização e apresentação de dados levantados em pesquisas.

Durante toda a atividade prática pode-se perceber o interesse e a dedicação dos alunos em cada tarefa realizada, uma vez que, as planilhas eletrônicas podem ser utilizadas de várias formas, em inúmeras situações de seu cotidiano. Alguns alunos, entusiasmados, relataram que nunca haviam manuseado uma planilha eletrônica no Microsoft Excel. Por fim, observou-se uma agregação pedagógica não apenas referente a termos, números e valores, mas também a resolução de situações problemas de forma autônoma e independente.

Darlan Jonckes

Graduado em Ciências Contábeis