Peça Teatral Romão e Julinha

09 de julho de 2019

Os alunos do 5º ano EFI, ao estudarem sobre arte cênica tiveram a oportunidade de apresentar a peça Romão e Julinha para os alunos do 1° e 2° ano do EFI.

Próximo da fábula, esse texto de dramaturgia infantil apresenta ao leitor infanto-juvenil uma história de cunho político e moralizante. Este ensaio tem como objetivo discutir as reflexões sobre o amor, sobre o racismo e sobre a ociosidade por meio das representações de animais que simbolizam a luta de classes e as diferenças étnicas.

Romão & Julinha é uma adaptação de Romeu & Julieta, de Shakespeare, criada por Oscar Von Pfubl, especialmente para o público infantil. Ambientada numa Verona onde os Montecchio e os Capuletto são representados por antagônicas famílias de gatos brancos e gatos amarelos, a história começa numa biblioteca, onde o centenário guardador de livros, um simpático ratão, começa a escrever sua obra.

Julinha, uma princesa da linhagem dos gatos brancos, acaba se apaixonando por Romão, um gato amarelo, digno representante do povo em sua profissão de pescador.

A união de um casal tão diferente, depois de muito conflito, acaba por sanar todos os problemas da corte. Enfim, é a vitória do amor aliado ao talento e um pouco de suor. Se apresenta como um texto que, ao mesmo tempo, educa, ensina e diverte muito.

Neíze Machado Tomaz Pickler,

Licenciada em Letras/Pedagogia e Pós-Graduada em Prática interdisciplinar do ensino.