Painel da Minha Vida

28 de junho de 2022

Antes da invenção da fotografia, quando as pessoas queriam ter um retrato, elas tinham de encomendar a imagem para um pintor. Essa tradição começou a ser interrompida no século XIX, quando o registro fotográfico foi desenvolvido. Foi o químico francês Joseph Nicéphore Niépce (1765-1833) que fez a primeira imagem fotográfica. Ele a elaborou com base na ideia da câmara escura, desenvolvida no século XVI por Leonardo da Vinci. Mas, foi Louis Daguerre (1789-1851) quem aperfeiçoou essa técnica, desenvolvendo um aparelho mais eficiente para a captação de imagens.

Hoje, há muitos tipos de máquinas fotográficas, todas elas com características parecidas: a lente por exemplo, que serve para dirigir os raios de luz que passam pelo orifício, além de proporcionar imagens nítidas e em foco. Já uma diferença importante entre elas é o uso do sistema analógico ou do digital. Nas máquinas analógicas é necessário o uso de filme. Ao ser exposto à luz, o filme registra a imagem focada. Para a imagem ser vista, é preciso utilizar um produto químico fotossensível, isto é, sensível à luz. É ele o responsável pela revelação da imagem e nas máquinas digitais, a imagem é captada por meio de pontos registrados em um sensor eletrônico, que são transformados em uma sequência e gravados em uma memória digital.

Esse foi um dos temas trabalhados na disciplina de Arte com os alunos do 5ºano. Eles puderam observar imagens fotográficas antigas trazidas por colegas e assim comparando as modernas dos dias de hoje. E para finalizar o tema cada aluno selecionou fotos suas para contar a história de sua vida até os dias atuais. Fizeram utilizando fotografias, uma espécie de painel de acordo com a linha do tempo do nascimento até os dias atuais e mostraram à turma, relatando um pouco sobre cada imagem. Foi muito gratificante apreciar e reviver alguns momentos da vida dos alunos.

Professora Débora Furlan

Formação: Licenciada em Pedagogia e Pós-Graduada em Orientação e supervisão Escolar, e Psicopedagogia.