Os cinco sentidos

04 de setembro de 2021

Você já parou para perceber que os sentidos nos ajudam a conhecer melhor o mundo?

Olhar, ouvir, tocar, cheirar e saborear são atividades que dependem dos cinco sentidos.

A visão, a audição, o tato, o olfato e o paladar elevam o ser humano à condição de ser único na natureza.

* Visão: os olhos são os órgãos responsáveis pelo sentido da visão, uma vez que eles visualizam o objeto e mandam a mensagem para o cérebro que faz a decodificação, interpretando-a.

* Olfato: o nariz é o órgão responsável pelo sentido do olfato, ou seja, a propriedade de sentir o cheiro ou odor das coisas. Dessa maneira, o nariz capta os odores e envia a mensagem para o cérebro, que processa as informações.

* Paladar: a língua é o órgão responsável pelo sentido do paladar, uma vez que capta e distingui o sabor dos alimentos (salgado, doce, azedo, amargo), além das sensações de quente e frio. Assim, as papilas gustativas decodificam o sabor e enviam as informações para o cérebro.

* Audição: os ouvidos são os órgãos responsáveis pela audição, na medida em que detectam os sons, ruídos e barulhos do exterior, e enviam essas mensagens para o cérebro, que as interpreta.

* Tato: o tato é caracterizado pela sensação do toque e, por isso, está relacionado com o contato com a pele, através dos neurônios sensoriais responsáveis por enviarem as mensagens para o cérebro. Embora esteja muitas vezes relacionado com as mãos, esse sentido humano envolve qualquer tipo de sensação experimentada pela pele, seja pelos pés, barriga, pernas, dentre outros.

Em Ensino Religioso, os alunos do segundo ano tiveram a possibilidade de aprofundar o estudo dos cinco sentidos e identificar os sentimentos derivados da falta de algum deles por meio das Ferramentas do pensamento “Coloque-se no lugar do outro”. Além disso, os alunos foram capazes de estabelecer as consequências oriundas de determinadas causas.

Maiara da Mota

Licenciada em Pedagogia