Colégio Santa Clara

Redes

Óptica da visão

19 de outubro de 2021

No dia 01 de outubro, os alunos da 2ª série do Ensino Médio, na disciplina de Física, foram ao laboratório realizar a dissecação de um olho de porco para entender a óptica da visão.

 

 

 

A Óptica da visão estuda o comportamento dos raios de luz através do globo ocular humano até à formação da imagem no cérebro.

 

Em Física o globo ocular é definido como sendo um sistema óptico formado por inúmeros meios transparentes. O globo ocular é um sistema fisiológico muito complexo, formado por muitos componentes:

Íris: A íris é a parte colorida dos olhos (castanhos, azuis, verdes…). A íris de cada pessoa é exclusiva: ela ganha forma e cor no período de gestação, um processo biológico aleatório e com variáveis genéticas.
Córnea: A córnea é um tecido translúcido que fica na superfície do olho. Ela protege a visão de ameaças externas e ainda funciona como uma lente por onde a luz entra e é focalizada.

Nervo Óptico: O nervo óptico de cada olho transmite impulsos ao cérebro, onde as informações visuais são interpretadas. A lesão a um nervo óptico ou a um dos seus caminhos para o cérebro resulta em perda de visão.
Humor aquoso: Humor aquoso é o nome dado ao fluido transparente que preenche a câmara anterior e posterior do olho. O humor aquoso tem a função de nutrir a córnea e o cristalino e mantém uma pressão hidrostática conveniente para o olho.
Pupila: Pupila (termo oriundo do latim, pupilla – menininha), ou Menina dos olhos, é a parte do olho, como um orifício de diâmetro regulável, que está situada entre a córnea e o cristalino, e no centro da íris, responsável pela passagem da luz do meio exterior até os órgãos sensoriais da retina.

Músculos ciliares: O músculo ciliar é um anel de músculo liso na camada do meio do olho (camada vascular) que controla o alojamento para a visualização de objetos a distâncias variadas e regula o fluxo do humor aquoso para dentro do canal de Schlemm.
Corpo vítreo: O vítreo é um fluido gelatinoso e transparente que preenche a maioria do interior do globo ocular e que ajuda a manter a forma do olho, sendo constituído por 99% de água, encontrando-se em contacto com a superfície da retina. A retina está localizada na parte mais interna do olho e ocupa um importante papel na visão.
Retina: A retina é uma película fina que capta os estímulos luminosos que atravessam a córnea e o cristalino e os transmite ao nervo óptico.

Lente (Cristalino): É uma espécie de ‘lente’ transparente e flexível que está localizada atrás da pupila, dentro de uma cápsula. Tem a importante função de regular o foco dos objetos, mecanismo conhecido como acomodação visual, realizado com o auxílio do corpo ciliar.

Eixo óptico: O eixo óptico é um termo da óptica geométrica. A linha reta imaginária que coincide com o eixo de simetria de um elemento óptico reflexivo ou refrativo ou de sistemas ópticos, é denotada.

 

Everlize Macari

Licenciada em Matemática e Química

Especialista em Metodologia e Prática Interdisciplinar do Ensino.

Veja Também

Endereço

Rua Boanerges Pereira de Medeiros, 1167, Urubici, Santa Catarina, Brasil
CEP: 88650-000 ‎
Tel.: (49) 3278-4126
WhatsApp: (49) 984015489
Fax: (49) 3278-4095

Como Chegar

Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos