O que o dinheiro não compra?

28 de junho de 2022

Os alunos da 1ª série do ensino médio, realizaram na aula de Empreendedorismo o estudo do que tem valor na vida de cada um analisando os seguintes termos:

• Trocas – Conversamos sobre as trocas de recursos tangíveis e intangíveis que realizamos individual e coletivamente, por meio de nossas escolhas.
  • Valor – Compreendemos diferentes significados ligados à palavra valor.
  • Valores pessoais – Dialogamos sobre valores pessoais e como eles são influenciados pela família e a cultura e descobrimos que eles funcionam como uma bússola interna para nortear muitas de nossas escolhas.
  • Preço e valor – Refletimos sobre as diferenças entre preço e valor com base em situações do dia a dia, bem como sobre os impactos das decisões baseadas em certos valores.
  • Conceitos – Aprendemos conceitos ligados à Economia, como recursos tangíveis e intangíveis e valores.
  • Relação entre valores e trocas financeiras ou não financeiras – Identificamos nossos valores e analisamos a coerência entre eles e as decisões que tomamos no dia a dia, que representam trocas monetárias ou não.

Após o estudo, os alunos desenvolveram um texto com base no seguinte roteiro e indagações:

–  Agora que você já identificou seus valores, reflita sobre suas escolhas: como tem gastado seu dinheiro, seu tempo?

– Em que projetos tem investido sua energia, seu conhecimento?

– Com quem tem trocado ideias e conexões?

–  As trocas que você tem feito estão alinhadas com seus valores pessoais? Elas aproximam ou afastam você de suas prioridades?

Everlize Macari

Graduada em Matemática, Graduada em Química e com Especialização em Metodologia e Prática Interdisciplinar do Ensino.