O indivíduo e a sociedade

30 de outubro de 2019

Indivíduo e sociedade. A existência de um implica necessariamente a existência do outro. Toda pessoa (ou instituição) imersa em um grupo, é um personagem social, uma vez que exerce diferentes papéis. Estes personagens podem entrar em conflito em algumas situações em virtude das expectativas geradas no desempenho dessas funções. Para evitar esses problemas, ao invés de se ver envolvido por eles, é importante conhecer bem a tarefa que cada ator social desenvolve.

Uma dificuldade clássica da modernidade resulta da expectativa criada em relação à escola pelo grupo familiar, colocando na responsabilidade da mesma, incumbências que não a condizem. Esta expectativa se baseia em uma transferência de responsabilidade no que tange a educação das crianças e adolescentes.

A educação é uma construção baseada na socialização. No desenvolvimento do individuo, duas etapas de socialização são essenciais: a socialização primária e secundária. A socialização primária se desenvolve em meio à família e é nela em que se interiorizam as normas e os valores morais. A socialização secundária sustenta-se na maioria dos casos no âmbito escolar, onde o ser humano começa a adquirir atividade mais forte nas relações sociais e recebe os conhecimentos básicos e fundamentais. Problemas na primeira traduzem-se em dificuldades na segunda.

A solução do conflito encontra-se, portanto, no conhecimento e posterior desempenho da respectiva função. Conhecer as limitações que cada papel possui é essencial para desenvolver plenamente todas as capacidades possíveis e não sobrecarregar outros personagens. É importante no grupo familiar o ensino de valores éticos e é importante na escola não só estudar, mas conviver. Já dizia Paulo Freire que “Ninguém nasce feito, é experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos”.

ROBERTO BAYESTORFF HEBERLE

Aluno da 2ª Série do EM.