O CAMINHO DO ALIMENTO

27 de maio de 2019

Para realização desta atividade, retomamos as silhuetas do corpo produzidas anteriormente. De casa, os alunos trouxeram uma fruta para fazermos um piquenique na escola.

A proposta é que a criança perceba a relação do alimento com o corpo humano e investigue o caminho que ele percorre em nosso organismo. Para isso, nada melhor do que partir das próprias preferências da criança.

Fomos até o pátio da escola e partilhamos as frutas. Enquanto comiam, as crianças refletiram sobre o que acontece com a fruta depois que a engolimos. Terminada a degustação, retomamos as silhuetas do corpo e observamos o caminho que o alimento faz dentro do corpo apontando para as partes ilustradas, como a mastigação e a digestão. Falamos das partes do corpo por onde a comida passa: boca, esôfago, estômago e intestino.

Fizemos uma relação da trajetória do alimento com uma história com começo, meio e fim. O alimento entra no corpo, passa por ele, tem uma parte absorvida pelo organismo e outra parte eliminada.

Criamos uma história com desenhos mostrando o percurso de um alimento: como ele é plantado, colhido e o que acontece depois que é ingerido pelo ser humano.

Com os trabalhos concluídos, apresentaram suas ideias e mostraram os registros, permitindo, assim, que todos compartilhassem o resultado da atividade.

Rosana do Nascimento Zilli,

Licenciada em Pedagogia e Pós-Graduada em Educação Infantil e Series Iniciais.