Número que Viram Desenhos

03 de agosto de 2022

A turma do 2º ano juntamente com as professoras Bárbara e Eliana estão desenvolvendo atividades do projeto TRAJETOi.  O tema principal deste TRAJETOi é “Economia”, e nas atividades propostas as crianças vivenciarão diversos momentos de reflexão sobre a origem do dinheiro, conhecerão um pouco sobre o sistema monetário de alguns países do mundo, além de realizarem o levantamento de hipóteses sobre os custos de itens de consumo presentes no seu dia a dia ou de suas famílias. Além disso, serão incentivadas a refletir sobre as reais necessidades de consumo, sendo levadas a pensar sobre o que são desejos e necessidades.

Por isso, este TRAJETOi estabelece uma série de relações e trabalha diversos aspectos práticos que envolvem a economia, focando sempre no repertório das crianças, mas sem deixar de lado posturas sustentáveis relacionadas ao tema.

Na atividade desta semana as crianças trabalharam em sala de aula a tabuada de Waldorf, explorando contagens de 1 em 1, de 2 em 2, de 3 em 3, e assim por diante. No livro, perceberam que as contagens formavam desenhos. Depois foram até o pátio da escola colocar isso em prática. Em um círculo, os alunos foram distribuídos e ganharam um número de 0 a 9, e ao realizar as contagens utilizavam um barbante para ligar as respostas e assim formavam os desenhos já vistos no livro. Foi uma atividade interessante e cheia de descobertas!

Bárbara Loise Abreu

Pós-graduação em Alfabetização e Letramento