Musicalização na Educação Infantil

13 de maio de 2022

Para os alunos da Educação Infantil, cantar é uma festa!! A música desperta nas crianças a sensibilidade, a lateralidade, a alegria. Para os alunos do Pré III do Colégio Santa Clara, a música ajuda na socialização, auxilia na alfabetização, ajuda a lidar com os sentimentos, estimula a coordenação motora e a percepção sonora. A lista dos benefícios é extensa e extremamente gratificante.

A musicalização contribui para a percepção espacial e raciocínio matemático e ainda estimula outras áreas do cérebro contribuindo para o desenvolvimento de outras linguagens.

Este recurso enriquecedor é usado diariamente para acolher as crianças, para falar do tempo, do corpo, dos amigos e nos momentos de espiritualidade.

Não importa se são músicas mais antigas ou mais atuais, todas as músicas que fazem sentido para as crianças despertam nelas a vontade de cantar, fazer os gestos e criar outros gestos.

A Educação Infantil deve ser um lugar onde a descontração e o aprendizado caminhem juntos, é despertar o conhecimento através do lúdico, do que seja significativo.

Muita conversa, calma e exemplos são explorados com as crianças. Lembrando sempre, que precisamos encher os seus “potinhos” de amor todos os dias, para que possamos orientá-los e corrigi-los com muito carinho.

Não podemos cobrar de nossas crianças aquilo que não ensinamos. Nossa função de educadores é ensinar a eles o que queremos que eles aprendam, por mais simples que pensamos que seja.

Silvia Rodrigues Vieira

Pedagogia Educação Infantil e anos Iniciais do Ensino Fundamental e Letras e Literatura

Pós em Anos Iniciais do Ensino Fundamental