Mistura ou não mistura?

06 de junho de 2019

A fim de observar o comportamento da água interagindo com outros elementos, a professora Rosana apresentou para os alunos do Pré III as seguintes misturas: água com sal, água com óleo e água com terra.

Antes de cada mistura, perguntou às crianças o que achavam que iria acontecer.

Em roda, as crianças realizaram as misturas, acrescentando os itens indicados à água em diferentes recipientes.

Realizadas as misturas, depois de um tempo, observaram os três recipientes.

Junto aos alunos, a professora problematizou as respostas dos mesmos para que estes percebessem que as três misturas têm características diferentes e notáveis.

De que cor ficou a mistura? Os itens se misturaram? Por quê? É possível separá-los? Como isto seria possível? Aconteceu o que vocês acharam que iria acontecer? Estas e outras perguntas motivaram o diálogo e o levantamento de hipóteses.

Rosana do Nascimento Zilli,

Licenciada em Pedagogia e Pós-Graduada em Educação Infantil e Series Iniciais.