Meu nome em LIBRAS

02 de agosto de 2019

LIBRAS é a língua brasileira de sinais. É por meio dela, que milhares de pessoas portadoras de deficiência auditiva e de fala conseguem se comunicar.

O papel da língua de sinais na escola vai além da sua importância para o desenvolvimento do surdo. O seu uso por toda a comunidade escolar (surdos e ouvintes), promove a comunicação e interação entre os mesmos.

Ao estudar os sentidos na disciplina de ciências, os alunos do 2º ano trabalharam o alfabeto em Libras e contextualizaram a vivência de um “surdo mudo”, assim como a dos deficientes visuais e cadeirantes.

É importante se colocar no lugar do outro e compreender que todos desenvolvemos habilidades diferentes. Na falta de um dos sentidos outro será mais forte e compensador. O objetivo foi também despertar nos alunos o olhar para a comunicação, a inclusão, a interação e a socialização.

As crianças realizaram a atividade com muita alegria e entusiasmo. Conhecer e trabalhar o alfabeto em Libras e depois demostrar seu nome em libras para a turma foi uma diversão. Já no momento de contextualizar o assunto, houve importantes depoimentos de crianças que tiveram ou tem contato com pessoas portadoras de algum tipo de deficiência.

Débora Furlan,

Licenciada em Pedagogia e

Pós-Graduada em Orientação e Supervisão Escolar.