Máscaras Africanas

11 de julho de 2022

Um dos assuntos que os alunos do 4° ano estão estudando em história é sobre os povos que vieram da África.

As máscaras africanas são elementos culturais de extrema importância para os diversos povos que integram a África, sobretudo para os países da região subsaariana, localizada ao sul do deserto do Saara. bSão muitos os tipos, significados, usos e materiais que compõem essas peças, sendo que um mesmo povo pode ter várias máscaras diferentes.

Esses objetos fazem parte da enorme riqueza do continente africano e ficaram conhecidos no Ocidente, em grande parte, por conta das vanguardas artísticas europeias. Alguns artistas dessas correntes passaram a integrar referências claras da arte africana em suas próprias obras As máscaras são tradições dos povos africanos há milhares de anos. Acredita-se que desde o Período Paleolítico, que se iniciou há cerca de 2,5 milhões de anos, as máscaras são utilizadas pelos povos da região.

Por isso a atividade foi à confecção de uma máscara africana. Os alunos puderam escolher a máscara do povo que quiseram, visto que estudaram em sala sobre vários povos e suas características. Além da escolha da máscara fizeram a apresentação da mesma contando um pouco sobre o povo escolhido e para qual finalidade era utilizada. As máscaras ficaram lindas! Os alunos e seus familiares estão de parabéns.

Roberta de Souza

Pedagoga e Psicopedagoga com ênfase na Neurociência