Jornal Boas Notícias Pré III – 2021

05 de novembro de 2021

Em tempos de interatividade via telefone celular e internet, fazer com que as crianças se interessem pela leitura de jornais não é tarefa das mais fáceis, mas certamente é fundamental para formar leitores habituais e cidadãos bem-informados. Para uma criança tomar gosto pelos periódicos, o primeiro passo é acabar com a ideia de que jornal é coisa de “gente grande”. Dentro da gama variada de assuntos abordados, certamente são encontradas notícias locais ou de entretenimento que atraem também os pequenos.

Os alunos do Pré III tiveram contato com os jornais como se fossem leitores comuns. Manusearam os jornais locais e de Santa Catarina e criaram um jornal, o Jornal Pré III – 2021 do Colégio Santa Clara. Para isso, buscaram notícias, receitas, desafios, curiosidades entre outros… Depois da busca de informações, o jornal foi montado.

O uso do jornal em sala de aula indica um novo contorno do pensar e agir por meio da leitura e manipulação do jornal na escola, com resultados admiravelmente positivos. Permite, principalmente para novos leitores a chance de acesso ao recurso jornal, como um estímulo ao prazer de ler, vinculando a realidade social e a natural concepção de alternativas para demonstração de atitudes cidadãs.

Rosana do Nascimento Zilli

Licenciada em Pedagogia

Pós – graduada em Educação Infantil e Séries Iniciais.