Instrumentos musicais e os sons

16 de novembro de 2020

O som é produzido pelas vibrações que se propagam pelo ar em todas as direções. Quando tocamos algum instrumento musical, por exemplo, uma parte dele vibra. Essas vibrações produzidas deslocam-se formando ondas sonoras que são captadas por nossos ouvidos através do sentido audição.  As ondas sonoras podem se propagar não só pelo ar, mas também por meios sólidos e líquidos.

Nesta perspectiva de compreender os sons e também de conhecer alguns instrumentos musicais, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, através das disciplinas de Arte e Ciências utilizaram “sucatas” e com a ajuda de suas famílias confeccionaram instrumentos musicais. Outros também utilizaram utensílios do dia a dia para explorarem o som produzido.

Assim, usando sua criatividade, a consciência de reutilizar materiais e explorar o som do instrumento confeccionado, as crianças divertem-se e aproveitam esses momentos para trocar experiências e aprendizado também entre família.

Professora Débora Furlan

Licenciada em Pedagogia

Pós-Graduada em Orientação e Supervisão Escolar e Psicopedagogia.