Estudo das Frações

11 de julho de 2022

Os alunos do 6º ano do ensino fundamental anos finais, realizaram uma tarefa de matemática um pouco diferente do habitual, após terem realizado o estudo em sala de aula sobre o que é fração e os tipos de fração que existem. Os mesmos tiveram que explicar para seus familiares o que é fração usando materiais concretos do seu dia a dia e registrar esse momento. Esta atividade teve como finalidade fazer com que os alunos interagissem com seus familiares e que verificassem que as frações estão presentes em muitas das atividades cotidianas.

Frações

As frações, presentes em nosso cotidiano, muitas vezes acabam passando despercebidas.

A fração é uma forma de representar uma quantidade a partir de um valor. Ela é considerada parte de um inteiro que foi dividido por um número determinado de partes exatamente iguais, podendo ser escrita na forma de números e na forma de desenhos.

Para que servem?

Ao comprar uma pizza, dependendo do tamanho ela é dividida em partes iguais, isso é uma fração! Quando ganhamos uma barra de chocolate e dividimos com nossos amigos de forma igual, isso é uma fração! Você já observou o painel de um automóvel ou de uma moto? O medidor de gasolina possui frações que indicam a quantidade de gasolina que há. A fração é muito utilizada em nosso cotidiano, basta ter um pouquinho de mais de atenção que você verá.

No desenho abaixo, temos o inteiro que foi dividido em 4 partes iguais, porém uma delas foi “pintada”. Podemos afirmar que o 1 corresponde ao numerador da fração e que o 4 é o denominador. Veja:

Representamos essa imagem com a fração: 1/4 . A sua leitura é: um quarto.

Everlize Macari

Graduada em Matemática, Graduada em Química e com Especialização em Metodologia e Prática Interdisciplinar do Ensino.