Entrevistando migrantes

01 de novembro de 2019

Nem todas as pessoas moram no lugar em que nasceram. Muitas vezes, elas se mudam de um município para outro, de um estado para outro e até de um país para outro. Esse deslocamento de pessoas que deixam um lugar para viver em outro é chamado migração. Fator este que explica a dinâmica populacional. Geralmente, as pessoas migram em busca de melhores condições de vida.

Considerando os movimentos migratórios, existe uma diferença entre: emigração e imigração. Pessoas que deixam seu local de origem para viver em outro lugar são chamadas de emigrantes e quando essas pessoas chegam ao novo lugar onde vão morar, elas passam a ser imigrantes.

As migrações do campo para a cidade são chamadas êxodo rural, fenômeno que se destaca no Brasil a partir da década de 1950. A mecanização da agricultura, o fortalecimento dos latifúndios e a busca por uma vida melhor levam as pessoas a sair do campo em direção às cidades. Apesar de o êxodo rural continuar ocorrendo, nos últimos anos, o aumento de violência urbana e a deterioração da qualidade de vida nas grandes cidades têm causado o efeito contrário: muitas pessoas saem da cidade grande e se mudam para cidades menores ou para a área rural. As pessoas que migram levam junto sua cultura e seus hábitos. Tanto no campo como na cidade, podemos perceber a influência de diferentes grupos nas manifestações culturais, nos hábitos alimentares e nas construções.

Os alunos do 2º ano, orientados pela Professora Débora, tiveram a oportunidade de fazer algumas perguntas ao senhor Deive Almeida e sua filha Polyana Almeida, que com muito carinho e atenção atenderam as curiosidades das crianças a respeito de sua migração de uma cidade grande, Ponta Grossa (PR) para uma área rural do nosso município.

Como é bom ouvir que nossa cidade de Urubici é referência na qualidade de vida de muitas famílias que migram para cá. Por isso, a importância de valorizarmos o lugar em que moramos, o ar puro que ainda podemos respirar, a hospitalidade que oferecemos e as belezas naturais que nos rodeiam.

Débora Furlan,

Licenciada em Pedagogia e

Pós-Graduada em Orientação e Supervisão Escolar.