“E o abacaxi, produz em Urubici?”

25 de outubro de 2018

O nosso planeta é composto por uma diversidade enorme de seres vivos. Cada ser vivo possui um habitat natural onde encontra as características ambientais necessárias para crescer, reproduzir, etc. Mas que lugares são esses? São os chamados biomas, um conjunto de diferentes ecossistemas que envolvem os aspectos físicos, químicos e biológicos de um determinado local. As plantas possuem um importante papel na constituição dos biomas fornecendo oxigênio e alimento para todos os demais seres vivos.

Em sala de aula, os alunos do 7º ano do ensino fundamental , juntamente com o professor Filipe, realizaram uma atividade para conhecer mais as plantas e suas adaptações nos principais biomas brasileiros. A partir dessa pesquisa, os alunos puderam constatar porque algumas plantas produzem em determinados locais e em outros não e quais características estas adquiriram ao longo de sua evolução para sobreviver às condições ambientais.

Filipe Bitencourt Warmling,

Graduando em Ciências Biológicas.