Dicas Sobre o Enem 2022: Como Estudar

02 de junho de 2022

Dia 21 de maio foi o último dia para fazer a inscrição do ENEM. O Exame Nacional do Ensino Médio tem sido a porta de entrada do tão sonhado curso superior para muitos estudantes em nosso país. Através desse exame, o estudante poderá garantir uma vaga em uma universidade pública ou a gratuidade parcial ou total em uma universidade particular (inclusive alunos de escolas privadas).

Em suma, o Enem é uma importantíssima prova para os estudantes que querem ir além do ensino médio, mas para isso deixar de ser apenas um sonho e se tornar uma realidade é preciso muito tempo de estudo, dedicação e organização. Para os alunos da terceira série do ensino médio a responsabilidade é ainda maior: conciliar os estudos normais do ensino médio com os aprofundamentos voltados para o Enem exige muito comprometimento e foco, sem contar a incerteza e a dúvida de que curso fazer, etc. Talvez alguns estudantes pensam: Tempos difíceis, não é mesmo?! Vale lembrar que esse momento é muito importante, por isso faça as coisas no seu tempo, com tranquilidade, mas não perca tempo entendeu? Não?! Pareceu ainda mais confuso? Vamos te explicar melhor!

Primeiro é preciso estabelecer uma rotina de estudos, isso é fundamental para manter o foco sem sacrificar o seu período de descanso. Procure também variar a forma de estudo, intercalando leitura, documentários, exercícios, etc. Desse modo seu estudo fica mais dinâmico e menos cansativo. Fique sempre atento a todas as informações disponibilizadas nos veículos de comunicação, já que a prova do enem é extremamente contextualizada e por isso, estar bem informado permite uma melhor interpretação das questões que requerem capacidade argumentativa, que cá pra nós, faz toda a diferença na hora de desenvolver a tão importante redação.

Enfim, essas são algumas das dicas sobre essa avaliação tão esperada pelos estudantes que almejam ingressar na universidade.

Se você gostou, compartilhe.

Filipe Bitencourt Warmling

Graduando em Farmácia