Colégio Santa Clara

Redes

Nossa Senhora Aparecida: Rainha e Padroeira do Brasil!

12 de outubro de 2020

O Povo brasileiro, especialmente os mais necessitados, sentiram e sentem necessidade de ter uma mãe espiritual e adotaram a “Mãe Negra” como sua mãe protetora e defensora frente aos desafios da caminhada por este “Vale de Lágrimas”.

Chama-se Aparecida pois apareceu na rede dos pescadores.

Sua imagem foi encontrada por três pescadores no rio Paraíba do Sul em 1717. O rio Paraíba, era limpo e piscoso em 1717, quando três pescadores, resgataram a imagem de Nossa Senhora Aparecida das águas do rio. Eles subiam o rio e lançavam as redes sem muito sucesso até que recolheram o corpo da imagem. Na segunda tentativa, veio a cabecinha da pequena imagem e, a partir desse momento a pesca foi abundante.

Após o milagre da pesca milagrosa, em meados de 1850 houve outro milagre que se tornou bem conhecido. Um escravo fugitivo chamado Zacarias, preso por grossas correntes, ao passar pelo Santuário, pediu ao feitor permissão para rezar à Nossa Senhora Aparecida. Recebendo autorização, o escravo se ajoelhou e rezou devota e contritamente. E de repente as correntes se romperam e o escravo estava livre.

Em 1834 teve início a construção da chamada Basílica Velha. A necessidade de um local maior para receber os inúmeros romeiros era inevitável e em 1955 teve início a construção da atual Basílica, que em tamanho só perde para a Basílica de São Pedro, no Vaticano em Roma.

A atual Basílica é capaz de abrigar 45 mil pessoas, e atende cerca de 7 milhões de romeiros por ano.

Em 1929 o papa Pio XI proclamou Nossa Senhora Aparecida como Rainha e Padroeira oficial do Brasil.

A Mãe Aparecida, como fez em Cana da Galileia, antecipando o primeiro milagre de Jesus: quando disse: “Filho, eles não têm mais vinho”. E Jesus transformou água em vinho para o bem dos noivos e convidados, assim a Mãe Aparecida o faz também hoje, apresentando as necessidades e pedidos dos romeiros a seu filho Jesus. Ninguém tem melhor acesso a Jesus do que sua Mãe, MARIA, a toda pura e imaculada, que melhor soube ouvir, acolher e viver a Palavra de Deus.

Celebremos com alegria, fé e confiança a festa de Nossa Senhora Aparecida Rainha e Padroeira do Brasil.

Peçamos que ela interceda junto a seu Filho Jesus pelas grandes necessidades de nosso Brasil, para que tenhamos paz, justiça, igualdade e fraternidade para todos os brasileiros.

Peçamos especialmente pelos nossos governantes a fim de que se convertam e procurem o BEM COMUM do povo, afim de que todos os brasileiros tenham acesso à saúde, à educação, à moradia, aos bens da terra e a um trabalho digno. Então sim, teremos um Brasil grande e nobre, respeitado pelo mundo afora.

 

Colégio Santa Clara, Urubici, SC, 12-10-2020

Ir. Maria Beatriz Semiano, OSF

 

 

 

Veja Também

Endereço

Rua Boanerges Pereira de Medeiros, 1167, Urubici, Santa Catarina, Brasil
CEP: 88650-000 ‎
Tel.: (49) 3278-4126
WhatsApp: (49) 984015489
Fax: (49) 3278-4095

Como Chegar

Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos