Desafio Saudável

11 de maio de 2022

Sabendo da importância e necessidade de termos uma alimentação saudável, na disciplina de ciências, o 5º ano estudou vários tópicos relacionados a esse tema, entre eles:

– Sistema digestório, como é a passagem do alimento, transformação e absorção dos nutrientes em nosso organismo;

– Importância da higienização dos alimentos antes do consumo;

– Preocupação com as informações nutricionais dos rótulos das embalagens e escolha certa dos produtos;

– Necessidade das atividades físicas;

– Criação de hábitos alimentares saudáveis.

Para trabalhar o tema, os alunos foram DESAFIADOS pela professora Débora a trazerem para a escola lanches saudáveis, ou seja, aqueles considerados in natura, ou minimamente processados.

Muitos alunos da turma aceitaram o DESAFIO e começaram a melhorar seus lanches, trocando bolachas, salgadinhos, sucos artificiais, produtos industrializados, por frutas, água, sucos naturais, pães apenas com legumes e queijo, etc.

Foi muito gratificante perceber a participação da maioria da turma. No final teve premiação aos desafiados que foram assíduos à alimentação saudável naquele período; um singelo reconhecimento pela observação e persistência de ir até o final do desafio alimentar.

Apesar de o desafio ter acabado, a conscientização foi trabalhada e está em constante motivação, para que os alunos não percam o hábito de, pelo menos em algumas das refeições do dia, ter a presença de bons e naturais alimentos.

Enfim, a alimentação de hoje influenciará o corpo no futuro, por isso CUIDE-SE, PREVINA-SE E MELHORE SEUS HABITOS ALIMENTARES.

Professora Débora Furlan

Licenciada em Pedagogia e Pós-Graduada em Orientação e supervisão Escolar, e Psicopedagogia.