Cultura afro-brasileira: Confecção de Abayomis

25 de julho de 2020

Você sabia que os descendentes de africanos são hoje mais da metade da população brasileira? Durante séculos, milhões de africanos foram escravizados e trazidos à força para o Brasil. Vinham de diferentes locais do continente africano, hoje organizados em países como Congo, Angola, Nigéria e Costa do Marfim.

Com o fim da escravidão muitos africanos continuaram no Brasil e a convivência com outros povos (europeus e indígenas) levou à formação de uma nova cultura, que passou a ser chamada de afro-brasileira.  Essa cultura manifesta-se em muitas palavras, festas, costumes, culinária, religião e brincadeiras.

A maior reflexão feita pelos alunos do 3º Ano ao estudar esse assunto foi de que o período da escravidão foi muito cruel e deixou marcas tristes na história de nosso país. Nesse sentido, os alunos estudaram ao longo das aulas sobre a preservação, valorização e respeito a história e a identidade dos afro-brasileiros.  E compreenderam que uma forma de preservar essa cultura é através da confecção das bonecas Abayomis.

Você já ouviu falar em Abayomi? Essa palavra de origem Iorubá (povo africano) significa aquele que traz felicidade ou alegria, representada por uma boneca negra ou boneco. O nome serve para meninos ou meninas, indistintamente. A boneca ficou conhecida no final da década de 1980, difundida pela artesã maranhense Lena Martins. A origem da boneca se dá nos tempos de escravidão em que eram feitas pelos escravos com pedaços de retalhos e sobras de tecidos para dar um pouco de alegria às crianças filhas desses escravizados.

Os alunos do 3º Ano assistiram a história e receberam as instruções de como confeccionar a boneca e com muito capricho fizeram lindas Abayomis.

Confira no vídeo abaixo:

Bárbara Loise Abreu

Graduada em Pedagogia e Ciências Biológicas.