Construindo um filtro de água natural

14 de dezembro de 2019

Os alunos do 1º Ano do E.F. I construíram coletivamente, nos encontros do Trajeto I, três filtros de água. O tema principal que norteou os encontros foi Vida na Água. Durante estes encontros os alunos realizaram pesquisas, colagens, ilustrações e resoluções de problemas e desafios sobre o tema, e por fim, a construção do produto final.

O filtro de água foi construído seguindo um passo a passo planejado em equipe pelos próprios alunos. Cada etapa foi discutida, levando em conta a tomada de decisão, a tentativa e o erro, propiciando aos alunos levantar diversas hipóteses com liberdade.

Quando os alunos viram o resultado (água suja sendo filtrada e saindo limpa), discutiram a importância da água para os seres vivos e os cuidados que precisamos ter com este recurso. Por fim, apresentaram seus filtros em formato de vídeos.

O assunto foi introduzido de forma a estimular o trabalho em equipe, a autonomia, a apresentação e a argumentação de ideias, sempre refletindo sobre a importância da VIDA NA ÁGUA, uma vez que ÁGUA É VIDA!

Bárbara Loise Abreu,

Licenciada em Ciências Biológicas e Pedagogia.