Colégio Santa Clara

Redes

Conhecendo a Casan

30 de outubro de 2018

Os alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio foram até a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento/Casan, empresa de economia mista de abastecimento de água e saneamento básico de Santa Catarina.

Após o estudo do tema em sala de aula, inclusive valores e atitudes de preservação, os alunos foram questionados se sabiam de onde vinha a água e todos os processos de tratamento que é realizado antes dela chegar as nossas casas. Após conversação sobre o tema, sobre os produtos químicos adicionados a água, sobre a forma de captação, adentrando também na disciplina de geografia, para saber se o rio do qual é feita a captação é de localização sem interferência humana, se é perene ou intermitente, surgiu o interesse de visitarmos a Casan para sanar tais dúvidas.

Lá, fomos recepcionados pelo Sr. Adilson, que nos acompanhou e explicou os procedimentos de capitação da água, bem como as fases de tratamento e análises para liberação e distribuição.

 

ÁGUA – Situação

 Os seres vivos necessitam de água para sobreviver. Porém, na natureza, ela pode não estar adequada para o consumo. Assim, é necessário que a água a ser ingerida esteja livre de quantidades nocivas de impurezas, como materiais indesejáveis e microrganismos patogênicos. A água que apresenta características ideais para o consumo é chamada água potável.

 

O PROBLEMA

A maioria das fontes de água apresenta algum grau de contaminação, seja por motivos naturais, seja por interferência humana. Mesmo quando a água está visualmente limpa, ela pode conter diversos agentes nocivos à saúde, que devem ser removidos antes do consumo.

 

A SOLUÇÃO

Existem diferentes maneiras de eliminar impurezas de um grande volume de água que podem ser utilizadas separadamente ou combinadas, como a separação por decantação, que faz com que as impurezas flutuem ou sedimentem na água, ou por meio da filtração retendo as impurezas, em filtros, ou ainda, a desinfecção, pela adição de produtos químicos, como o cloro capaz de matar alguns tipos de microrganismos.

Após o processo de tratamento, é importante confirmar se a água está potável. Para isso, algumas propriedades químicas, físicas e biológicas (como pH, turbidez, teor de cloro e flúor, presença de coliformes etc.). São determinados em laboratório e comparadas aos valores estabelecidos como seguros pela legislação brasileira.

 

 

Everlize Macari,

Graduada em Matemática e

Especialista em Metodologia e Prática Interdisciplinar.

 

Jaison leepkaln,

Bacharel em Ciências Sociais e Teologia.

Veja Também

Endereço

Rua Boanerges Pereira de Medeiros, 1167, Urubici, Santa Catarina, Brasil
CEP: 88650-000 ‎
Tel.: (49) 3278-4126
Fax: (49) 3278-4095

Como Chegar

Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos