Chefs da TV

27 de agosto de 2019

Durante algumas aulas do Projeto Turing (Lógica da Programação), os alunos do 2º ano, juntamente com a professora Taís, discutiram que existem muitas maneiras de se aprender sobre alimentação saudável: com nosso médico, nossos pais, nos estudos de Ciências, em informações na internet, livros, jornais e TV. Entretanto, perceberam que para reproduzir o que aprendem, devem anotar as receitas e seguir o passo a passo.

Diante disso, as crianças foram convidadas a preparar um sanduíche para um “programa de TV”. Ademais, todas as etapas da receita deveriam ser seguidas e apresentadas de forma clara, pois caso contrário, a receita poderia não sair como esperada.

Na computação, as “receitas” são chamadas de algoritmos, que são conjuntos de instruções para resolver um problema ou concluir uma tarefa. Depois de criarem o algoritmo para fazer facilmente um sanduíche saudável, as crianças foram separadas em grupos, onde cada um assumiu um papel: operador de câmera, assistente de estúdio e chef de TV. Com tudo organizado, a turma foi até o laboratório da escola e cada grupo gravou a preparação do seu próprio sanduíche.

As crianças do 2º ano relataram que adoraram preparar os sanduíches e principalmente saboreá-los! Além disso, compreenderam a importância de seguir o passo a passo de uma receita.

Taís Neves de Souza,

Licenciada em Pedagogia.