Árvore Genealógica

04 de julho de 2022

A família é uma árvore de amor que planta sementes todos os dias, com galhos que crescem em diferentes direções, mas que tem a mesma raiz.

Primeiramente, o nome “árvore genealógica” se dá devido ao fato de que, uma árvore origina-se de uma semente, a qual em seguida dará origem as folhas, que mesmo sendo semelhantes entre si não são iguais. É uma representação gráfica e simbólica do histórico das ligações familiares de um indivíduo, apresentando de forma organizada os seus ascendentes e descendentes.

A árvore genealógica é uma maneira de representar a história de uma família e demonstra as relações de parentesco entre as pessoas, buscando a origem dos sobrenomes do pai e da mãe. Os familiares mais antigos como os tataravós, bisavós e avós ocupam a parte de cima da árvore e os mais novos como os pais, tios, primos e filhos ocupam a parte inferior.

Os alunos do 2º ano junto de suas famílias, montaram a árvore genealógica e relataram que enquanto o faziam foram conhecendo e/ou relembrando o início da própria origem, dialogando e partilhando sobre as relações entre gerações.

Grazieli Semiano

Licenciada em Pedagogia e Educação Especial Inclusiva, com pós-graduação em Séries iniciais e Educação Infantil, Educação Especial, Psicopedagogia e Administração, Orientação e Supervisão Escolar.