Arte rupestre

24 de setembro de 2021

A arte está presente desde os primórdios da existência humana.  E voltando um pouco na história,   os alunos do 2º ano Anos Iniciais, na disciplina de Arte, conheceram um pouco mais sobre os sítios arqueológicos e as inscrições rupestres.

Para fazer arte rupestre, os seres humanos utilizavam ossos queimados, carvão, plantas, pedras moídas, sangue e gordura de animais como tinta. Os pincéis eram feitos de gravetos e pelos e penas de animais.

Os sítios arqueológicos são locais onde encontramos vestígios de povos que viveram há milhares de anos, como uma ferramenta de pedra, um utensílio de barro, as pinturas em rochas, os restos de fogueiras apagadas, entre outros.  A maioria dos povos caçadores da pré-história deixaram desenhos e pinturas nas paredes das cavernas, chamados de pinturas rupestres. Não se sabe ao certo o significado desses desenhos. Provavelmente, tinham um sentido mágico-religioso, fazendo parte de um ritual para que a caça nunca faltasse.

Com o objetivo de se aproximar uma pouco mais daquela época e dos materiais utilizados, as crianças levaram para a escola pedras para trabalharem sua arte. Nelas pintaram traços e desenhos de sua escolha.

No que diz respeito à Arte Rupestre, no Morro do Avencal em Urubici/SC, existem as Inscrições Rupestres. São inscrições deixadas por povos que habitaram a região há pelo menos 4.000 anos, um dos mais importantes registros arqueológicos em território catarinense. Este lugar é um importante registro da arte rupestre dos povos Jê do Sul do Brasil. O sítio é formado por diferentes painéis com figuras geométricas, zoomórficas e antropomórficas, gravadas no Arenito Botucatu.

Débora Furlan

Licenciada em Pedagogia

Pós-Graduada em Orientação e supervisão Escolar, e Psicopedagogia.