Arte Rupestre

17 de setembro de 2019

A arte está presente desde os primórdios da existência humana. E voltando um pouco na história, os alunos do 2º ano do ensino fundamental, conheceram um pouco mais sobre sítios arqueológicos e inscrições rupestres.

Para fazer arte rupestre, os seres humanos utilizavam ossos queimados, carvão, plantas, pedras moídas, sangue e gordura de animais como tinta. Os pincéis eram feitos de gravetos, pelos e penas de animais.

Os Sítios Arqueológicos são locais onde encontramos vestígios como, uma ferramenta de pedra, um utensílio de barro, pinturas em rochas, restos de fogueiras, dentre outros utilizados por povos que viveram há milhares de anos.  A maioria dos povos caçadores da pré-história deixaram desenhos e pinturas nas paredes das cavernas. Não se sabe ao certo o significado desses desenhos. Provavelmente tinham um sentido mágico-religioso, fazendo parte de um ritual para que a caça nunca faltasse.

Ainda, para se aproximar um pouco mais daquela época e dos materiais utilizados, as crianças trouxeram para a escola pedras. Simulando aquela época, pintaram traços e desenhos semelhantes, esboçando a felicidade que sentiram ao desenhar nas rochas.

E falando em Arte Rupestre, tão pertinho de nós temos as famosas Inscrições Rupestres, localizadas no Morro do Avencal. Trata-se de inscrições deixadas por povos que habitaram a região há pelo menos quatro mil anos, um dos mais importantes registros arqueológicos em território catarinense. Este lugar é um importante registro da arte rupestre dos povos Jê do Sul do Brasil. O sítio é formado por diferentes painéis com figuras geométricas, zoomórficas e antropomórficas, gravadas no Arenito Botucatu.

Débora Furlan,

Licenciada em Pedagogia e

Pós-Graduada em Orientação e Supervisão Escolar.