Aquarela

17 de junho de 2019

A turma do Pré III fez a experiência da pintura com aquarela. Inicialmente foi perguntado às crianças se é possível “pintar com água” e se alguma delas já realizou esta atividade.

Os alunos foram até uma área externa da escola onde, para realizar a experiência, pintaram o muro.

Por determinado período de tempo, foram observando suas pinturas.

De volta à sala de aula, conversamos sobre o que havia acontecido durante a pintura e após a pintura.  Concluíram que, após algum tempo, a pintura secou e sumiu.

Em seguida, as crianças usaram a aquarela para pintar no papel e observaram como a escrita desta se difere da escrita da palavra água. Acharam interessante: “ a aquarela é uma tinta que precisa justamente de água para ser usada”.

Com uma folha de papel Canson, pincel, água e aquarela, as crianças realizam três experimentos:

• Passaram água no papel e preencheram a área com aquarela.
  • Passaram a aquarela já misturada com água no papel.
  • Aplicaram a aquarela já misturada com água e, depois, passaram o pincel molhado.

As crianças observaram os efeitos produzidos, falaram sobre suas diferenças e preferências, realizaram uma pintura livre a apreciaram os trabalhos dos colegas.

Rosana do Nascimento Zilli,

Licenciada em Pedagogia e Pós-Graduada em Educação Infantil e Series Iniciais.