A todos os Pais

13 de agosto de 2019

O Dia dos Pais, como toda data comemorativa, enlaça-nos em uma reflexiva análise comportamental que, muitas vezes, apresenta-se como um resultado positivo. Outras nem tanto assim… mas surge como uma oportunidade de construção social familiar.

Sabemos da importância de um pai fazer-se presente na vida de um filho, de forma a edificar o desenvolvimento e inserção deste indivíduo na sociedade, seja da mais tenra idade à fase adulta, dado que vivemos em constante formação.

Além de toda responsabilidade na construção evolutiva de um filho, o pai também desenvolve papel socioafetivo, entrando aqui, além daqueles de vínculos consanguíneos, os pais por afetividade, que assumem esta categoria pelo elevado grau de afeição e afinidade, como, por exemplo, o padrasto, que muitas vezes toma para si o dever de cuidar, educar e oferecer o necessário para o bom desenvolvimento de seu enteado. Além do padrasto, podemos citar como exemplos de pais socioafetivos, os avós, tios, amigos, ou quaisquer outras pessoas que, querendo, colocam-se à disposição, prontos a oferecer amor e cuidados como se pais fossem.

Ser pai, requer muitas responsabilidades, que vêm acompanhadas de deveres e obrigações inerentes ao posto que lhe foi confiado. É participar ativamente das tarefas do filho junto à escola, em casa e no convívio social. É vibrar com as conquistas, mas também saber apoiar e guiar nas derrotas. É saber impor limites e estabelecer uma relação de recíproco respeito. É, também, ser fortaleza e recanto, servindo como referência de força e proteção na vida daquele.

Podemos dizer ainda, que, acima de tudo, em uma relação entre pais e filhos, de forma alguma pode faltar amor, respeito e paciência, princípios que norteiam uma estrutura familiar sólida e bem-sucedida.

Reafirmem pais e filhos, este sentimento de amor que os une e estreita os laços de afeto um ao outro, evidenciando a beleza que existe por trás desta data comemorativa. Ser pai é uma demonstração de Deus sobre a maravilhosa sensação/emoção de se entregar, dedicar-se, abster-se e, ainda, sentir-se amado nesta troca de sentimentos puros e verdadeiros.

Por isto, exerçam o papel de pai com máxima maestria, para que, ao final, o sentimento de dever cumprido inunde seus corações!

Thainan Muniz.