A escola no passado!

11 de setembro de 2019

A turma do 2º ano está estudando sobre a Escola, e desse modo, conhecendo aspectos já vivenciados por quem antes já trilhou esses caminhos. Para contribuir com o aprendizado, os alunos receberam a presença da ex-aluna e ex-professora do Colégio Santa Clara, Tia Eladir, como era carinhosamente chamada pelos alunos.

Na ocasião, a professora Eladir foi convidada a relatar sua vivência com a escola de décadas atrás, relatando a rotina, espaço, ambiente, materiais, uniforme e as regras que norteavam a escola quando ainda era aluna e, posteriormente, sua experiência com o magistério. Leia um trecho deste relato:

A escola está em constante mudança, nem a escola do passado e nem a do futuro são melhores que as escolas atuais, pois cada uma tem seu valor de acordo com o seu tempo e espaço no mundo. Mas, podemos dizer que muitas coisas mudaram e avançaram por conta da tecnologia. ”

Assim, tia Eladir contou detalhadamente experiências que viveu como aluna e expôs algumas fotos antigas do Colégio. A turma, que escutou com muita atenção, se mostrou curiosa e surpresa com tantas mudanças ocorridas ao longo dos anos. A aula foi muito especial, pois possibilitou aos alunos ouvir relatos pessoais e conhecer uma realidade não muito distante, de alguns anos atrás, mas que se apresenta de forma bem diferente da atual conjuntura escolar.

Agradecemos a presença e participação da tia Eladir e o relato de suas vivências que foram e serão muito positivos para que a turma compreenda de maneira clara e construtiva as transformações da escola.

Bárbara Loise Abreu,

Licenciada em Ciências Biológicas e Pedagogia.