A Escola e as Novas Gerações

07 de março de 2022

Existia um tempo na escola em que o ensino era muito diferente. O professor era o único que possuía o “grande livro” e todo o processo ensino-aprendizagem girava em torno dele. O tempo passou e logo o livro didático foi ganhando espaço nos bancos escolares. No entanto, o professor ainda era o detentor de todo o conhecimento e o aluno se colocava como um sujeito passivo que somente ouvia, via e copiava. Dentro desse processo de formação, o aluno tinha pouco espaço para construir o seu próprio aprendizado; a troca de informações ocorria sempre da mesma forma.

Os tempos mudaram assim como as gerações também. O advento da tecnologia transformou significativamente a educação e a escola; o caminho linear cedeu espaço à espiralização de práticas pedagógicas interativas e conectadas e o aluno, antes ouvinte, copista e auditivo, passou a vivenciar a autonomia de seu conhecimento, sendo por consequência, protagonista do seu próprio saber.

Atualmente a escola precisa estar mais conectada e interativa do que nunca e para isso de fato acontecer se faz necessário substituir as práticas pedagógicas que oferecem desfechos prontos por àquelas que elucidem o conhecimento baseado em competências e habilidades.

Enfim, uma escola que além de preocupar-se com o processo ensino-aprendizagem, auxilie na construção de parâmetros de crescimento individual e interpessoal contribuindo assim para uma geração emocionalmente sadia, e consequentemente, mais interativa e atuante na sociedade.

“A evolução tecnológica e a mudanças das gerações devem estar em consonância com as práticas pedagógicas que por sua vez devem fomentar a integração e a vivência do aluno como autor da construção de seu próprio conhecimento” Katia Smole.

Filipe Bitencourt Warmling

Graduando em Ciências Biológicas