- Inicial
-
Séries e Cursos
- Educação Infantil
Educação Infantil
A organização curricular para a Educação Infantil do Colégio Santa Clara, tem por base e orientação o referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, objetivando:
- desenvolver uma imagem positiva de si mesmo, dentro de suas capacidades e limites, descobrindo o conhecimento de seu próprio corpo, respeitando-o e valorizando-o.
- utilizar diferentes linguagens: corporal, musical, plástica, oral, pictórica e escrita, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.
- explorar o ambiente, transformando-o em ponto de aprendizagem e contribuir para sua conservação.
- favorecer a aquisição de experiências amplas e diversificadas que permitam ao educando o desenvolvimento integral e harmonioso das suas características;
- proporcionar à criança uma formação adequada à sua capacidade, compatível com sua estrutura familiar;
- proporcionar à criança a aquisição de hábitos e atitudes de vida social e cristã.
A Educação Infantil processa-se num trabalho criativo e dinâmico, direcionado para uma proposta evangelizadora a partir do Projeto Educativo, em que a criança vai aprender interagindo com seu grupo, cabendo ao professor propiciar situações de conversas, brincadeiras e de aprendizagens orientadas que garantam a troca entre as crianças, de forma que possam comunicar-se e expressar-se demonstrando seus modos de agir, de pensar e de sentir, em um ambiente acolhedor e que propicie confiança e auto-estima.
Nos conteúdos conceituais são destacados os seguintes eixos de trabalho:
- Movimento: equilíbrio e coordenação, expressividade;
- Música: fazer a apreciação musical;
- Artes visuais: fazer artístico e apreciação de artes visuais;
- Linguagem oral e escrita: falar e escutar, práticas de leitura e escrita, histórias;
- Matemática: números e sistema de numeração ( contagem, notação e escrita numérica, operações) grandezas e medidas, espaços e formas);
- Natureza e sociedade: organização dos grupos em seu modo de ser, viver e trabalhar, lugares, paisagens; objetos e processos de transformação, os seres vivos, os fenômenos da natureza;
- Formação pessoal e social: nome, imagem, independência, autonomia, respeito à diversidade, identificação de gênero, interação, jogos e brincadeiras, cuidados.
Nos conteúdos procedimentais serão concretizadas as seguintes competências:
- De ordem física: equilíbrio, conhecimento e uso do corpo, lateralidade, expressão corporal, organização espacial;
- De ordem cognitiva: pensamento e raciocínio lógico, representação e comunicação, resolução de problemas;
- De ordem afetiva: respeito às regras de convivência , auto-estima conhecimento de si e do outro;
- De ordem estética: produção artística e apreciação dos diferentes gêneros artísticos;
- De ordem estética: respeito, solidariedade, responsabilidade, senso crítico;
- De relação interpessoal: conviver com as diferenças de temperamento, de intenções, de hábitos e costumes, de cultura;
- De inserção social: perceber-se como membro de um grupo, uma comunidade e de uma sociedade, participando ativamente.
Conteúdos atitudinais: valores como respeito, responsabilidade, senso crítico, compromisso, meio ambiente, autonomia, capacidade de relacionar-se, incorporação dos temas transversais ( educação ambiental, educação para a saúde, educação moral e cívica, educação para a paz, educação para o trânsito).
A Educação Infantil, no Colégio Santa Clara, corresponde às seguintes etapas:
a) Jardim I – Destinado a crianças na faixa etária de três aos quatro anos.
b) Jardim II – Destina-se à criança na faixa etária dos quatro aos cinco anos.
c) Jardim III – Destina-se à criança na faixa etária dos cinco aos seis anos.
Na Educação Infantil, os conteúdos são desenvolvidos exclusivamente sob a forma de atividades. Estas atividades podem ser sistematizadas em:
- Área biológica: atividades de higiene e saúde;
- Área psicológica: – domínio cognitivo – atividades de linguagem e de conhecimento lógico matemático; – domínio afetivo – atividades de comunicação e expressão corporal, musical e plástica; – domínio psicomotor – atividade de motricidade geral e perceptivo – motoras.
- Área sociológica: atividades de conhecimento, de auto-conhecimento e de integração social.
- Área espiritual: atividades de enriquecimento espiritual tais como oração cotidiana, exploração de histórias bíblicas, vivência harmoniosa com colegas e familiares, objetivando reforçar a solidariedade e o equilíbrio espiritual plausível de ser encontrado num DEUS que é AMOR TOTAL.