Segredos de famílias

Data: 21 de março de 2020

Os textos informativos se incluem nos chamados gêneros textuais e sua principal característica é a informação, pois eles nos auxiliam em como devemos proceder para fazer uma receita culinária, tomar um remédio, manusear um eletrodoméstico, estudar para as provas de um concurso, conhecer pontos turísticos de uma cidade, etc. Sua principal característica é a informação, razão pela qual são denominados de “textos instrucionais”.
Os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, juntamente com seus familiares, pensaram em uma receita que combinasse com suco de melancia e manga. Os mesmos tiveram a oportunidade de elaborar um bolo, um sanduíche ou qualquer outro alimento que fosse da preferência familiar.
Os alunos apresentaram, degustaram e saborearam suas receitas, socializando com seus colegas e professora. Após, escolheram a melhor receita como sendo a do aluno Davi Cardoso Fernandes:

Bolo de Chocolate

Ingredientes:
3 xícaras de farinha de trigo,
2 xícaras de açúcar,
2 xícaras de nescau,
1 xícara de azeite,
4 ovos,
2 xícaras de água fervendo,
2 colheres de sopa de fermento.

Cobertura:
3 colheres de sopa de nescau,
1 colher de manteiga,
Meio copo de leite,
2 colheres de açúcar.

Modo de preparo:
– Coloque em uma bacia os ingredientes com cuidado e mexa bem com cuidado para formar a massa do bolo.
– Em uma forma de tamanho médio, leve ao forno por aproximadamente 30 minutos em 200° C.
– Em uma panela faça a cobertura e coloque por cima do bolo.
Rende aproximadamente 20 pedaços. Se quiser deixar mais gostoso quando estiver quente coma-o com sorvete!

Professora: Neíze Machado Tomaz Pickler
Licenciada em Língua Portuguesa/Literatura e Pedagogia.
Pós-graduada em Metodologia Interdisciplinar do Ensino.