Pluviômetro: Quanto choveu? Choveu é um verbo?

Data: 25 de setembro de 2019

Os alunos do 3º Ano do E.F. I construíram coletivamente, nas aulas de Língua Portuguesa, com o auxílio e supervisão da professora, três pluviômetros.

Pluviômetro é um aparelho que mede a quantidade de chuva, granizo ou neve de um lugar. Para a construção, os alunos seguiram o passo a passo de um texto instrucional, que tem como função explicar cada etapa bem como a quantidade e os materiais utilizados para concluir um experimento ou receita. Os alunos fizeram a leitura e seguiram cuidadosamente todas as instruções.

Você pode se perguntar: qual o objetivo de montar um pluviômetro nas aulas de Língua Portuguesa? Esse também foi um dos questionamentos realizado pelos alunos, mas no final tudo foi esclarecido.

Além de medir a quantidade de precipitação de chuva do final de semana ( 4 milímetros) o experimento serviu de introdução para o assunto verbos de fenômenos da natureza! A partir desse, compreenderam que as ações da natureza podem ser descritas em formas de verbo: chover, ventar, nevar, trovejar, relampejar, etc.

A metodologia utilizada estimulou a resolução de problemas práticos, trabalhou a autonomia, reforçou o trabalho em equipe e tornou que a compreensão do assunto acontecesse de maneira espontânea e prazerosa.

Bárbara Loise Abreu,

Licenciada em Ciências Biológicas e Pedagogia.

Se desejar realizar a montagem do pluviômetro em casa, segue as instruções:

Como construir um pluviômetro

Material necessárioUma garrafa PET lisa de 2 litrosPedrinhas ou bolinhas de gude
(cerca de 10 unidades ou até superar o fundo ondulado da garrafa)Fita métricaEstileteTesouraFita adesiva coloridaÁguaAnilina ou corante
Modo de fazer 1  Peça a um adulto que corte com o estilete a garrafa PET na altura em que ela deixa de ser curva e começa a ficar reta, a uma distância aproximada de 10 centímetros do bico.
2  Preencha cerca de 5 centímetros da garrafa com as pedrinhas ou bolinhas de gude. Complete com água até cobri-las e acrescente algumas gotas de corante.
3  Cole um pedaço de fita colorida na altura do nível da água fazendo uma marca.
4  Com a fita adesiva, fixe a fita métrica na vertical do lado de fora da garrafa, fazendo com que o número zero da fita coincida com o nível da água. Peça a um adulto que corte com a tesoura a parte que ficar além da garrafa.
5  Encaixe o bico da garrafa de ponta-cabeça dentro da abertura do pluviômetro.
Utilização Coloque o pluviômetro em um lugar plano e aberto, sem que haja nada acima dele ou dos lados que impeça a chuva de atingi-lo. Após a chuva, recolha o objeto e observe quantos milímetros o nível da água subiu na fita métrica. Essa será a medida da chuva para o período em que a medição foi realizada.

Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3300/como-construir-um-pluviometro.