O boi de Mamão

Data: 23 de março de 2020

Dentro do conteúdo “a arte é uma festa” os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, conheceram alguns termos e obras de artistas renomados no mundo da arte. Artistas estes que trouxeram obras voltadas às manifestações populares, sendo que uma delas foi a festa do Boi de Mamão pintada pela artista Sônia Furtado.
O Boi de Mamão é uma das danças folclóricas mais antigas do estado de Santa Catarina, sendo cultivada e apreciada na região de Florianópolis, especialmente entre o Natal e o Carnaval. Embora não haja certeza a respeito da origem do nome dessa brincadeira, supõe-se que se deva ao fato de que, no passado, a cabeça do boi era representada por um mamão verde. Da mesma maneira que outras danças folclóricas brasileiras com a temática do boi (Boi-Bumbá e Bumba meu Boi), o Boi de Mamão tem origem europeia, criada na região espanhola da Galícia e trazida ao Brasil por imigrantes portugueses ou, de acordo com alguns estudiosos, espanhóis.
Apresentada em forma de pantomima – uma espécie de teatro gestual com poucos diálogos – a peça retrata, em tom cômico, o desespero de Mateus, um vaqueiro simples do interior da Ilha de Santa Catarina, que, ao ver seu boi de estimação morto, busca a ajuda de um médico e de um curandeiro. Ao fim, o boi volta à vida, e todos comemoram com cantorias e danças. Além desses personagens, muitos outros aparecem no espetáculo.
Ao final do tema as crianças confeccionaram “bois de mamão” utilizando diversos materiais.

Professora: Débora Furlan.
Licenciada em Pedagogia.
Pós-Graduada em Orientação, Supervisão Escolar e Psicopedagogia.