Colégio Santa Clara

Redes

Modos de Descrever

Data: 25 de julho de 2019

De acordo com o dicionário, descrição é o ato de narrar, contar minuciosamente. É a ação que você toma de descrever sobre algo ou alguém. Então, sempre que você expõe com detalhes um objeto, uma pessoa ou uma paisagem a alguém, está fazendo uso da descrição. Esta última é como se fosse um retrato distinto e pessoal de algo que se vê ou se viu! 


Uma boa descrição, não necessariamente precisa ser perfeita, uma vez que o ponto de vista do observador varia de acordo com seu grau de percepção. Dessa forma, o que será importante ser analisado para um, não será para outro. Portanto, a vivência de quem descreve também influencia na hora de transmitir a impressão alcançada sobre determinado objeto, pessoa, animal, cena, ambiente, emoção vivida ou sentimento. 

Os alunos do 9̊ ano EFII, após análises e leituras de diversos textos descritivos foram convidados a colocar em prática o gênero em estudo através de uma descrição da sua cidade, observando todos os aspectos que fazem dela um lugar especial: sua paisagem (ruas, avenidas, prédios e casas); as áreas de lazer; o jeito de ser das pessoas que vivem nela; o sistema de transporte coletivo; as indústrias; o comércio; o ritmo de vida de sua gente etc.

Após a produção foram selecionados alguns textos. Sugerimos a leitura dos mesmos.

Neíze Machado Tomaz Pickler

Licenciada em Letras/Pedagogia e

Pós-Graduada em Prática Interdisciplinar de Ensino.

Minha Urubici

Passei o dia todo apreciando a beleza deste lugar, a calmaria e tranquilidade, o som dos pássaros quando o sol resolve dar as caras e a beleza de seus inúmeros pontos turísticos, intercalando entre cachoeiras, morros, cavernas, grutas, mirantes e igrejas, todos belíssimos, onde podemos perceber o contraste entre natureza e construções feitas pelo homem. Por conta dessas magníficas paisagens e de suas baixas temperaturas, no inverno percebemos uma superlotação na cidade, carros por toda a avenida e restaurantes e pousadas lucrando com os chamados hóspedes.

Passeando por suas ruas podemos perceber os moradores desta região, povo acolhedor, feliz e campeiro, onde todos se conhecem e se cumprimentam, gente que toma chimarrão, come pinhão e para se esquentar no inverno tem como móvel principal o fogão a lenha.

Assim é Urubici, cidade simples e hospitaleira. À sua espera para passar ótimos momentos.

Mariella Bonin – 06/06/19

Bom Retiro – SC

            Bom Retiro é uma cidade pequena cercada por montanhas e por diversas plantas extremamente belas; com folhas verde musgo e troncos grossos antigos, as árvores marcam a personalidade e o físico da cidade, além de relembrar as pessoas que vivem nela do quanto têm sorte em conviver com a natureza.

            Diria que a minha cidade tem mais aspecto rural do que urbano, já que existem apenas sete prédios, na maioria de dois andares e nenhuma indústria. Além de que, no trânsito da cidade,  cavalos e tobatas, assim como carros, são comuns.

            As pessoas daqui são na maioria simples, preferindo aproveitar seu tempo de lazer com suas famílias em casa. Um exemplo marcante disso é uma lembrança minha; era outono, estava frio e já havia anoitecido, eu e meu irmão fomos caminhar e nos deparamos com as ruas vazias e silenciosas, belo eu diria, todo aquele silêncio, a cidade parecia ser apenas nossa.

            Não diria que minha cidade é entediante, mas serei sincera, não é costume aqui termos festas e bailes para ir todo fim de semana, e sinceramente, isso é uma das coisas que mais gosto nela.

            Assim como o próprio nome fala, Bom Retiro é um ótimo lugar para descansar. Aqui você se reconecta com a natureza e com o seu próprio ser; respira ar puro e úmido que limpa e sacia os pulmões; destaca e sofre com cada característica das estações; as plantas florescem e nutrem o ar com seus aromas; a chuva cai e destaca o verde da mata que cerca a cidade; em certos lugares daqui os pássaros alegram o som do vento e enfeitam o céu.

            E o sol… diria que uma das características mais marcantes da cidade. Ele reflete toda a beleza e simplicidade de Bom Retiro. Tudo fica mais quente, mais vivo, as cores ficam mais vibrantes e o ar fica mais puro. Aqui faz sol praticamente o ano inteiro, mas de um jeito que não se faz em outro lugar.

            Então sim, Bom Retiro é uma cidade pequena. Sim, é uma cidade “entediante”. Sim, é uma cidade simples. Mas é um dos maiores paraísos que existem, mesmo que não acreditem, você só precisa aguçar seus sentidos para ver.

JUNG, Valentina. Colégio Santa Clara. 05/06/19.

Veja Também

Endereço

Rua Boanerges Pereira de Medeiros, 1167, Urubici, Santa Catarina, Brasil
CEP: 88650-000 ‎
Tel.: (49) 3278-4126
WhatsApp: (49) 984015489
Fax: (49) 3278-4095

Como Chegar

Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos