Entrevistando migrantes

Data: 01 de novembro de 2019

Nem todas as pessoas moram no lugar em que nasceram. Muitas vezes, elas se mudam de um município para outro, de um estado para outro e até de um país para outro. Esse deslocamento de pessoas que deixam um lugar para viver em outro é chamado migração. Fator este que explica a dinâmica populacional. Geralmente, as pessoas migram em busca de melhores condições de vida.

Considerando os movimentos migratórios, existe uma diferença entre: emigração e imigração. Pessoas que deixam seu local de origem para viver em outro lugar são chamadas de emigrantes e quando essas pessoas chegam ao novo lugar onde vão morar, elas passam a ser imigrantes.

As migrações do campo para a cidade são chamadas êxodo rural, fenômeno que se destaca no Brasil a partir da década de 1950. A mecanização da agricultura, o fortalecimento dos latifúndios e a busca por uma vida melhor levam as pessoas a sair do campo em direção às cidades. Apesar de o êxodo rural continuar ocorrendo, nos últimos anos, o aumento de violência urbana e a deterioração da qualidade de vida nas grandes cidades têm causado o efeito contrário: muitas pessoas saem da cidade grande e se mudam para cidades menores ou para a área rural. As pessoas que migram levam junto sua cultura e seus hábitos. Tanto no campo como na cidade, podemos perceber a influência de diferentes grupos nas manifestações culturais, nos hábitos alimentares e nas construções.

Os alunos do 2º ano, orientados pela Professora Débora, tiveram a oportunidade de fazer algumas perguntas ao senhor Deive Almeida e sua filha Polyana Almeida, que com muito carinho e atenção atenderam as curiosidades das crianças a respeito de sua migração de uma cidade grande, Ponta Grossa (PR) para uma área rural do nosso município.

Como é bom ouvir que nossa cidade de Urubici é referência na qualidade de vida de muitas famílias que migram para cá. Por isso, a importância de valorizarmos o lugar em que moramos, o ar puro que ainda podemos respirar, a hospitalidade que oferecemos e as belezas naturais que nos rodeiam.

Débora Furlan,

Licenciada em Pedagogia e

Pós-Graduada em Orientação e Supervisão Escolar.