Construindo um pluviômetro

Data: 09 de setembro de 2021

Na disciplina de Língua Portuguesa, os alunos do 3º ano juntamente com a professora Bárbara, seguiram o passo a passo sugerido por um texto instrucional, confeccionando um pluviômetro (aparelho utilizado para medir a quantidade/volume de chuva).

Seguindo as etapas, os alunos dividiram-se em grupos, organizaram as quantidades e os materiais necessários e seguiram cuidadosamente todas as instruções, com a supervisão da professora.

O pluviômetro foi deixado em um local aberto na escola e o próximo passo foi aguardar a chuva e descobrir a quantidade de precipitação que o pluviômetro marcou em um período de 10 dias que foi de 2,5 mm.

Além de perceber que a chuva está sendo pouca em nossa região, essa atividade teve outro objetivo bem importante: introduzir o próximo assunto a ser estudado nas aulas de Língua Portuguesa (verbos de fenômenos da natureza tais como: chover, nevar, ventar, trovejar, etc.).

Os alunos da modalidade on-line também tinham a opção de construir em casa. A atividade prática em grupo na modalidade presencial, estimulou os alunos a resolverem os problemas que surgiram, reforçou o trabalho em equipe, a autonomia e a compreensão do assunto de maneira espontânea e ativa.

Bárbara Loise Abreu

Licenciada em Ciências Biológicas e Pedagogia