Atividade Maker: Aprender fazendo!

Data: 04 de julho de 2019

A cultura maker se caracteriza na ideia de que todos são capazes de construir, modificar, consertar e fabricar diversos objetos com suas próprias mãos. Dentro do projeto Trajeto I, os alunos do 3º Ano E.F. I puderam realizar uma atividade maker, e neste sentido, colocaram a “mão na massa” e criaram seus próprios Autômatos da Paz, assim intitulados por eles. Autômato é uma máquina ou engenho que reproduz movimentos de seres animados ou ilustrações, de forma mecânica ou elétrica.

Visando sempre o compartilhamento de informações, ideias e materiais, a construção dos autômatos contou com muitas soluções criativas para os desafios encontrados. Sim! Muitos desafios e dificuldades surgiram, mas a proposta é realmente os alunos despertarem diversas habilidades, como proatividade, resiliência e liderança.

O tema da primeira unidade foi Paz, e ao longo dos estudos, mediados pelas professoras de Língua Portuguesa, História, Ciências e Geografia, os alunos refletiram e dialogaram em como ser um agente da paz e promovê-la em todos os lugares. Ao final, com um amplo conhecimento e informação, os alunos puderam criar seus autômatos. Sendo assim, a cultura maker proporcionou no espaço escolar um ambiente de experimentação, em que os alunos foram os protagonistas na evolução de seus próprios conhecimentos.

Bárbara Loise Abreu,

Licenciada em Ciências Biológicas e graduanda em Pedagogia.