Atividade Maker – Alimentos

Data: 14 de setembro de 2021

A proposta para os alunos do Pré 3 foi o exercício da representação de frutas com as quais tiveram contato em atividades anteriores, por meio da utilização de matéria-prima de fácil manuseio, como feltro e papel. Com isso, criou-se a possibilidade de identificar, nomear adequadamente e comparar as propriedades dos objetos confeccionados, estabelecendo relações entre eles.

O objetivo da atividade maker foi desenvolver entre eles o repertório de técnicas de prototipagem. Com isso, pretendeu-se aumentar a percepção deles quanto às possibilidades de combinação de materiais na construção das frutas, bem como de potencializar as características físicas e estéticas de cada matéria-prima utilizada. Paralelamente, ressaltou-se a apresentação e o manuseio (de forma controlada) de objetos de uso cotidiano, como grampeador e tesoura (sem ponta), com o intuito de dar continuidade à progressão da coordenação motora fina nas crianças dessa faixa etária.

Por questão de segurança em relação ao uso de grampeador, a professora Rosana supervisionou o trabalho dos alunos no decorrer de toda a atividade maker.

Rosana do Nascimento Zilli

Licenciada em Pedagogia