Afunda ou flutua

Data: 06 de julho de 2019

Conceitos como a densidade de um objeto podem fazer parte do conteúdo já na educação infantil. Considerando que este pode ser um assunto um pouco complexo para tal faixa etária, várias dúvidas podem surgir!

Aplicá-lo de forma simples e criativa pode ser uma ótima alternativa. A esperteza das crianças, muitas vezes menosprezada, pode ser encantadoramente surpreendente! Então, mãos à obra!

Os alunos do Pré III observaram o processo do comportamento da água e conversaram sobre o significado das palavras flutuar e afundar. Sem saber o que aconteceria, os alunos foram motivados a trazer de casa, dois objetos: um que flutuaria e outro que afundaria.

Realizaram o experimento em sala de aula e, logo após, compartilharam suas descobertas e trocaram seus registros.

Perguntas questionadoras como: mais objetos afundaram ou mais objetos flutuaram? Por quê? Permitiram a professora verificar se as crianças internalizaram a noção de leve ou pesado.

Juntos, concluíram que um objeto flutua ou não de acordo com sua densidade:
Densidade maior: objeto mais pesado; Densidade menor: objeto mais leve.

Realizando tal experimento a professora colaborou para a expansão do conhecimento de seus alunos. Certamente quando forem estudar o tema Densidade na disciplina de Química ou Física, irão lembrar de quem e do que lhes deu asas à imaginação.

Rosana do Nascimento Zilli,

Licenciada em Pedagogia e Pós-Graduada em Educação Infantil e Series Iniciais.