1º Ano em: Relatando meu crescimento ou Passagem do tempo

Data: 15 de julho de 2020

Os alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais estão estudando nas disciplinas de História, Geografia e Ciências por meio de aulas síncronas e assíncronas, como acontece a passagem do tempo. Muitos aspectos já foram abordados para observar como se dá essa passagem: através dos períodos e atividades diárias, do calendário contabilizando os meses e anos e através das mudanças no corpo.

Nesse sentido, foi proposto aos alunos a elaboração de um vídeo em que cada um pudesse relatar o próprio crescimento, contando sobre a sua vida até os dias atuais por meio de registros ou lembranças.

Foi de suma importância constatar por meio dos vídeos recebidos, que os alunos perceberam que a passagem do tempo pode ser notada por meio das transformações no corpo e que além das mudanças físicas ocorreram mudanças comportamentais levando-os à conquista de autonomia em situações nas quais eram completamente dependentes dos adultos no passado.

Sabe-se que a tendência é que esse desenvolvimento aumente a cada ano, à medida que forem crescendo e adotando novos comportamentos. Velhos hábitos e objetos utilizados ficarão registrados na memória de cada um deles e nós, professores e familiares, estaremos sempre ao lado para acompanhá-los em todas as fases, buscando respeitar o tempo de cada um.

Clique no link abaixo e assista ao vídeo sobre o crescimento de alguns alunos desde o nascimento: